Plano de aula literatura ''a literatura de josé saramago"
Objetivos
Identificar características dos romances de José Saramago
Conteúdos
Literatura fantástica contemporânea
Tempo estimado
Duas aulas
Introdução
A morte de José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998, ocorrida em 18 de junho, empobrece as letras mundiais. Seus livros, porém, são imortais: como todas as obras-primas, têm o dom de influenciar sucessivas gerações de leitores. Veja com seus alunos alguns dos elementos que fizeram desse mestre das palavras o mais consagrado autor da língua portuguesa.
Desenvolvimento
1ª aula
Pergunte à turma se já ouviram falar do escritor português José Saramago, falecido dia 18 de junho. Ouça as respostas e conte que a produção literária de José Saramago iniciou-se em 1947, com o livro Terra do Pecado, mas a maturidade literária e o reconhecimento do autor vieram apenas nos anos 1980, com a publicação de Memorial do Convento (1982), O Ano da Morte de Ricardo Reis (1984), A Jangada de Pedra (1986) e História do Cerco de Lisboa (1989).
Divida a turma em quatro grupos e encarregue os integrantes de cada um deles de ler um desses romances, decisivos para que o autor fosse agraciado, na década seguinte, com o prêmio Nobel de Literatura. Explique à classe que, após a leitura, todos deverão preparar um resumo da obra lida e apresentá-lo aos colegas. Oriente os estudantes a fazer um texto de apoio escrito, no qual elenquem os pontos principais do enredo e as características dos personagens. Em seguida, sugira que tentem contar a história em voz alta para certificar-se de que todas as informações estão claras.
Para ajudar na tarefa, forneça algumas informações sobre os quatro livros.
Memorial do Convento. Mescla personagens históricos - como o brasileiro Bartolomeu de Gusmão, o "padre voador" inventor da Passarola, o primeiro aeróstato operacional - e outros de ficção. Entre eles, destaca-se Blimunda, uma jovem de 19 anos, capaz de ver "por dentro"