Pilhas e baterias
Definição:
Pilhas ou baterias podem ser definidas como geradores químicos de energia elétrica. Tecnicamente,a unidade geradora básica é denominada célula. Em muitos casos práticos, a tensão fornecida por uma célula é insuficiente para operar os equipamentos, de forma que duas ou mais são associadas em série, formando conjuntos. Daí o nome pilha ou bateria. Na linguagem do dia-a-dia, o nome célula é pouco usado e esses termos são aplicados mesmo no caso de uma única célula, como as pilhas comuns de 1,5 volts.
As baterias, ou melhor, células podem ser classificadas em dois grandes grupos:
Não recarregáveis: as reações que geram a energia não podem ser revertidas pela aplicação de uma fonte externa e, portanto, precisam ser trocadas quando esgotadas.
Recarregáveis: as reações são reversíveis pela aplicação de uma fonte externa. Mas não duram para sempre. O número de ciclos de carga-descarga é limitado e depende do tipo. Alguns tipos, como as de automóveis, são também denominadas acumuladores.
Tipos:
- A PILHA SECA ou de Leclanché, em homenagem a George Leclanché(1839-1882), que a inventou em 1966, é comumente usada em lanternas, flash, rádios portáteis e brinquedos. A pilha comtém um eletrodo de bastão de carbono inserido em uma pasta úmida de NH4Cl, ZnCl2 e MnO2 em uma caneca de zinco que serve como o anodo. Os elétrons produzidos reduzem o ion amônio a amônia e hidrogênio no catodo do carbono. Os produtos da reação no cátodo são gazes e a pilha seca selada explodiria senão fosse removidos. Esta é a razão porque a pilha seca contém oxido de manganês, um agente oxidante que consome o hidrogênio. Todas estas reações levam ao seguinte processo líquido produzem uma voltagem de 1,5 V inicialmente, diminuindo com o uso até de cerca de 0,8 V, conforma se acumulam os produtos da reação. Infelizmente, há pelo menos duas desvantagens nesta pilha. Se a corrente for retirada rapidamente da pilha, os produtos gasosos não podem ser consumidos de