Literatura no Ensino Médio
INTRODUÇÃO
A prática do ensino da Literatura é um ao quais vários teóricos vêm discutindo há muito tempo, em uma perspectiva de ensinar estratégias que aprimorem o ensino da Literatura e de propor livros que despertem o interesse dos alunos pela leitura, sendo que está ainda não atingiu um estado ideal, visto que pessoas com nível superior leem pouco ou praticamente nada.
Este trabalho tem como objetivo apontar apresentar propostas para realizar um trabalho com literatura em sala de aula no ensino médio.
LITERATURA NO ENSINO MÉDIO
Ao analisar diferentes tipos de textos teóricos relacionados à literatura, observa-se que existem diferentes modos de abordagem sobre a questão do ensino de Literatura, mas de um modo geral transparece a necessidade de se criar novas técnicas no ensino dessa disciplina. O ensino tradicional da Literatura vigente em algumas escolas é feito com ênfase em aulas expositivas, fundamentadas pelos livros didáticos que apresentam uma abordagem cronológica, baseada em panoramas históricos e características de estilos de épocas, sem se apreender, diretamente, na leitura de textos literários. Ainda existe uma tendência para um ensino da Literatura abstrato, fragmentado e desvinculado da realidade do aluno sem uma análise crítica dos textos e autores. A prática mais usual se detém em autores canônicos, para exemplificação de determinada escola em que se inserem. No que se refere aos professores, percebe-se uma preocupação ao cumprimento do Programa do curso. E como a Literatura se encontra inserida na Língua Portuguesa, acabam por dar prioridade à última. Havendo uma alegação de que, além do curto prazo para se cumprir todo o programa, a matéria presente no livro didático é muito reduzida.