Roteiro de Pratica
MÉTODO
1. Calcular a massa de NaOH necessária para preparar 1000 mL de uma solução 0,1 m∙L-1. Pesar a massa calculada em balança analítica, preparar a solução e transferi-la para um recipiente plástico.
2. Calcular o volume de HCl necessário para preparar 1000 mL de uma solução 0,5 mol∙L-1. Os dados necessários aos cálculos encontram-se no rótulo do frasco do ácido. Preparar a solução e guardá-la em recipiente de vidro.
3. Secar biftalato de potássio (padrão) em estufa a 110 °C por 1 a 2 h. Resfriar em dessecador.
4. Calcular a massa do biftalato de potássio necessária para reagir com aproximadamente 40-45 mL da solução NaOH preparada.
5. Pesar o biftalato de potássio em um erlenmeyer de 250 mL, e dissolver utilizando cerca de 30 mL de água destilada. Adicionar 2 gotas de fenolftaleína e titular com solução de NaOH.
6. Repetir o procedimento em triplicata.
7. Calcular a concentração molar da base.
8. Transferir uma alíquota de 5,00 mL da solução de HCl com uma pipeta para um frasco de erlenmeyer de 250 mL de capacidade adicionar 10 mL de água destilada e 3 gotas de fenolftaleína e titular com solução de NaOH.
9. Calcular o erro relativo entre as determinações em partes por mil.
10. Discutir os resultados.
11. Fator de correção (f) = relaciona a concentração encontrada experimentalmente da solução com a teórica.
Padronização do NaOH
KHC8H4O4 + NaOH → KHC8H4O4Na + H2O
Padronização do HCl
NaOH + HCl → NaCl + H2O
Determinação de acidez em vinagre e
Utilizar a solução de NaOH padronizada na prática anterior.
DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ EM VINAGRE
Uma alíquota de 10,00 mL de vinagre é cuidadosamente pipetada e transferida para um balão volumétrico de 100 mL e diluída até a marca com água destilada. Uma alíquota de 25,00 mL é tomada do balão, e transferida para um erlenmeyer de 250 mL. Adicionam-se aproximadamente 30 mL de água 3-4 gotas de indicador fenolftaleína. A mistura é cuidadosamente titulada com