Exclusão digital
A exclusão digital se caracteriza pela dificuldade de um individuo em ter contato com aparelhos de maior grau tecnologico. é semelhante ao analfabetismo, o indivíduo não tem acesso a informática de vido a certos fatores, principalmente financeiros: ou seja não podem fazer um curso, ter um computador,pagar uma conexão e fica a margem dos que podem. O termo exclusão é mais usado para se referir ao problema, indicando o lado dos excluídos, esses que não tem acesso ao mundo da informatica, acaba ficando por fora da realidade do cotidiano do país e do mundo.As comunidades carentes, os mais pobres e pessoas com uma posição econômica desprivilegiada são excluídas digitalmente, pois não tem acesso à tecnologia, tornando assim a relação entre exclusão digital e pobreza uma realidade mundial.
Apesar do aumento progressivo do número de indivíduos com acesso a internet, a exclusão digital ainda é um problema concreto e real no Brasil. mesmo tendo um aumento proporcional no número de usuários com banda larga nos últimos anos, o Brasil ainda esta bem abaixo dos padrões de países desenvolvidos.
No Brasil o alto custo do serviço, a falta de disponibilidade em determinadas áreas e a falta de habilidade por parte do usuário são as principais barreiras identificadas para a banda larga, demonstrando que o problema é infraestrutural, financeiro e cultural. Mas no Brasil o tema perpetua nos debates entre governos, organizações multilaterais (ONU, OMC), e o terceiro setor (ONGs, entidades assistencialistas). Políticas de inclusão digital incluem a criação de pontos de acesso à internet em comunidades carentes (favelas, cortiços, ocupações, assentamentos) e capacitação (treinamento) de usuários de ferramentas digitais (computadores, DVDs, vídeo digital, som digital, telefonia móvel).
Diante de um cenário onde os cidadãos não tem acesso a Internet, o Brasil tem que implementar programas estratégicos que ampliam o acesso, projetos que estipulam a criação de