Literatura no ensino medio
A literatura é um complemento da formação na vida escolar do individuo, dando-lhe condições de se orientar, divertir e aprender. Não se conhece época ruim para se ler, para desfrutar do encantamento que possui a leitura. Por meio da literatura é formado o dialogo entre o leitor, ávido de conhecimentos e o livro.
Segundo Smith (2003), a partir do momento em que o aluno entra em contato com a literatura, desenvolve seu potencial, pois a leitura está presente em suas várias formas e usos, permitindo considerar uma diversidade de condições de leitor. O ato de ler está em constante transformação, assim o aluno vai aperfeiçoando suas estratégias, de acordo com suas necessidades.
A aprendizagem por meio da literatura se constituiu em um processo notadamente complexo. Diante disso, é preciso que sejam considerados vários aspectos contidos no ensino e suas relações, que contribuem para o desenvolvimento do aluno. Um dos principais aspectos demonstrativos de influência é o linguístico, pois sua relevância se destaca dentro do ensino-aprendizagem (ABRAMOVICH, 2002).
A literatura, no Ensino Médio, é de destacada relevância, uma vez que o aluno nessa fase escolar vem se preparando para os momentos mais importantes da sua vida. Pretende-se desenvolver o assunto destacado, buscando considerar a literatura com seus conceitos, como um passo monumental na formação do aluno do Ensino Médio.
Sendo assim, pretende-se com este estudo, abordar as seguintes questões:
Como desenvolver de maneira mais efetiva a literatura no Ensino Médio?
Até que ponto estão sendo construídos, com efetiva relevância, os conceitos leitura?
O objetivo geral é considerar a literatura como condição principal para levar os alunos do Ensino Médio, prevendo ainda sua motivação na formação de leitores comprometidos com a prática social.
Em função do objetivo geral definiram-se os objetivos específicos descritos abaixo:
Incentivar a prática do