Plano de aula identidade
A CRIANÇA E A CONSTRUÇÃO DA SUA IDENTIDADE Construir a identidade faz parte do desenvolvimento de qualquer cidadão não importando a qual geração pertença. E nós: pais, professores, comunidade temos influência direta nesta construção.
O processo de desenvolvimento da criança e sua socialização perpassam pela construção da sua identidade. A medida em que a criança vai tomando consciência de si próprio do seu corpo, da sua relação com o meio, dos seus limites e possibilidades, passa a perceber o seu papel social e a sua capacidade de interagir e transformar. A construção de uma autoimagem positiva requer que, na escola, as crianças, principalmente, aquelas que não estão incluídas nos estereótipos de uma sociedade perversa, que elas tenham experiências em situações que lhes permitam ganhar confiança em suas capacidades e que sejam vistas como crianças com possibilidades. Isso dá segurança que é um elemento básico para atrever-se a experimentar novas situações novas experiências. É importante observar que não se trata de renunciar à exigência e ao controle, e sim, de incluÍ-la a um contexto comunicativo, afetuoso e respeitoso, construindo Identidade com igualdade. I - A questão da identidade no referencial curricular nacional para educação, considera-se como objetivos da educação de crianças de 0 a 6 anos, entre outros:
Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas
Adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência.
Identificar e enfrentar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos exigindo reciprocidade.
AUTOESTIMA
A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo.