Plano de aula - hitória do brasil
TEMA: QUESTÃO CHRISTIE; O ROMPIMENTO DAS RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS DO BRASIL COM A INGLATERRA.
ESTRUTURA CURRICULAR
MODALIDADE /
NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR
TEMA
Ensino Médio
Ensino Médio
História
História
Os fundamentos da ruptura de relações diplomáticas entre o Brasil e a
Grã-Bretanha em 1863: "A Questão Christie"
DURAÇÃO: 03 AULAS (50 min)
DADOS DA AULA
O que o aluno poderá aprender com esta aula A partir da aplicação destas aulas temáticas o aluno tenderá a desenvolver uma consciência concisa sobre quais fatores ou acontecimentos deram início a ruptura das relações diplomáticas entre o governo brasileiro e o governo inglês. Será também capaz de avaliar todo o processo que as constituíam formando, portanto uma noção clara. E uma analise crítica sobre o pós Questão Christie.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS TRABALHADOS PELO PROFESSOR COM O ALUNO
O aluno precisará ter construído em seu cerne algumas noções básicas de política e relações diplomática e as interações internacionais de ambos países, e desenvoltura crítica pré-impulsionada pelo docente que o estimula ao conhecimento, de modo a dar margens a compreensões culturais mais atenuantes na formação de uma identidade nacional.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
Construir uma percepção da história como algo palpável e vigente na vivendo do jovem, incluindo-o como agente da produção da aula e agregando aportes complementares as suas postulações, conduzindo-o assim a instruir seus conhecimentos com o auxilio do professor. Debruçar-se sobre seu interesse e provocar sua criticidade de como essas relações ING/BRA inferiam no que vem a ser o cotidiano do Brasil pós Questão Christie e a relação de ambos os países hoje. É estratégico dar uma propriedade histórica a suas ações e aproximando-o do mundo histórico. Construir no aluno uma visão da História diferente das dos grandes feitos e mostrar