Setor de Corte
O setor de corte é uma das principais etapas do processo produtivo, dentro da área industrial da confecção e um dos responsáveis direto pela transformação da matéria-prima, fazendo dele um setor de extrema importância, a ponto de colocar em risco todo o processo produtivo, quando mal planejado ou executado, causando sérios prejuízos à empresa.
No setor de corte, as características dos tecidos são de extrema importância para a obtenção da qualidade. Além de definirem a melhor modelagem, determinarão o melhor tipo de encaixe e risco.
O setor de corte existe varias etapas tais como: Encaixe; Risco; Enfesto; Corte. Pois Cada umas tem sua função.
O encaixe, é a distribuição de uma determinada modelagem sobre um papel ou tecido. Pode ser realizado manualmente ou pelo sistema CAD, (“Computer Aided Design” - planejamento auxiliado por computador).
O risco é o contorno de todas as partes da modelagem, observando a posição correta dos moldes, ou seja, obedecendo todas as marcações e denominações que ele apresenta.
O enfesto é a operação para sobrepor as camadas de tecidos a ser cortada, Esta operação podem ser realizadas manualmente, com uma enfestadeira mecânica ou automatizada, que possuem três maneiras: Enfesto Par; Enfesto Impar e Enfesto Escada.
O corte é a ação ou efeito de cortar, esta etapa exige muita atenção. Pois qualquer falha ou erro pode comprometer toda a produção.
Armazenagem correta de tecidos
Os tecidos que esperam para entrar no setor de corte, devem ser armazenados de forma correta, para não sofrerem deformações e, assim, dificultarem o trabalho do enfestador e do cortador, principalmente o tecido de malha, seja ela de trama, seja de urdume.
Para tanto é importante armazenar os tecidos conforme as regras:
– manter os tecidos em seus respectivos sacos plásticos, até o momento de sua utilização. Essa atitude deve ser tomada principalmente com tecidos claros, que têm mais risco de sujar;
– os tecidos devem ser