O SETOR DE CORTE NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
O SETOR DE CORTE NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
MARINGÁ
2014
O SETOR DE CORTE NA INDÚSTRIA DE CONFECÇÃO
MARINGÁ
2014
SUMÁRIO
O SETORDE CORTE NA CONFECÇÃO 4
ESPAÇO FÍSICO 4
ARMAZENAMENTO E CUIDADOS COM OS TECIDOS 4
TIPOS E MÉTODOS DE ENCAIXE 7
Método de encaixe 7 Tipos de Encaixe 8
TIPOS E MÉTODOS E ENFESTO 9
Métodos de enfesto 9
Tipos de enfesto 10
TIPOS E MÉTODOS DE CORTE 10
Métodos de corte 11
SEPARAÇÃO DAS PEÇAS CORTADAS 15
REFERÊNCIAS 16
1. O SETORDE CORTE NA CONFECÇÃO
Segundo Robmark,2014
O setor de corte é uma das principais etapas do processo produtivo, dentro da área industrial da confecção e um dos responsáveis direto pela transformação da matéria-prima, fazendo dele um setor de extrema importância, a ponto de colocar em risco todo o processo produtivo, quando mal planejado ou executado, causando sérios prejuízos à empresa.
Suas etapas são; encaixe; risco; enfesto;corte; preparação;
1.1. ESPAÇO FÍSICO
O espaço físico necessário para o setor de corte deve conter: Espaço para o armazenamento dos tecidos, que segue de acordo com o estoque da empresa e o espaço para a mesa de corte. Cortesconfeccao,2014 diz:
A mesa de corte deve estar dimensionada para trabalhar com, no mínimo, três pilhas de enfesto:uma pilha em processo de enfesto;a segunda pilha em processo de corte;a terceira aguardando para ser cortada.
O comprimento da mesa de corte deve ser proporcional ao tamanho médio dos produtos e da grade que você corta. Por exemplo, se sua empresa produz sobretudos com 1,20 m de consumo médio e grade de três tamanhos (P, M, G), cada enfesto terá comprimento médio de 3,60 m e a mesa deve possuir, no mínimo, um comprimento de 9,80 m. A altura deve ser em torno de 1 m. A largura deve ser projetada pelo tipo de tecido que