Arte Rupestre
1. Pintura Rupestre
São pinturas que retratam a era Paleolítica Superior (40 000 a.c.), normalmente eram gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas sempre em lugares protegidos. A pintura rupestre era o meio de comunicação daquela época, onde os homens não sabiam dialogar.
Eram representados, principalmente, animais selvagens, linhas, círculos e espirais. Seres humanos eram mais representados em situações de caça. Ossos, pedras e madeiras eram utilizados em esculturas.
A ideia de que a arte rupestre é obra dos homens pré-históricos foi aceita por especialistas apenas em 1902.
2. Arte na Grécia Antiga
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios.
3. Arte na Roma Antiga
Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais da Grécia Antiga e chegou a "copiar" estátuas clássicas. Imperadores, deuses e figuras mitológicas foram retratados nas esculturas romanas.
A pintura mural (afrescos) recorreu ao efeito da trimendisionalidade. Os afrescos da cidade de Pompéia (soterrada pelo vulcão Vesúvio em I a.c.) são representativos deste período. Cenas do cotidiano, figuras mitológicas e religiosas e conquistas militares foram temas das