experiencia ciencia
Material:
· 2 ovos crus
· 2 copos transparentes
· Água
· Sal
Público-alvo (idade/série):
Crianças de 6 á 8 anos, que estejam entre as séries de 1º ao 3º ano do ensino fundamental
Objetivo da experiência:
Fazer com que as crianças desenvolvam o pensamento científico desde cedo e que os reflexos deste espírito de investigação científico seja notório ao longo de sua vida, sabendo então a pesquisar, pensar, selecionar informações e sobre tudo saber concluir e se comunicar.
Procedimento: (o passo a passo da realização):
1. Encha os dois copos com a mesma quantidade de água. Coloque uma quantidade de água suficiente para cobrir bem um ovo. Em um dos copos, adicione 2 colheres de sal e mecha bem até dissolver.
2. Coloque um ovo dentro de cada um dos copos.
Explicação do resultado (por que?):
Fazer um ovo flutuar em uma caneca de água é um projeto de ciência clássico que ilustra o Princípio de Arquimedes. A força de empuxo - a força que faz o ovo flutuar - é igual ao peso do fluido que o objeto deslocou. Para que o ovo flutue, você deve simplesmente deixar a água "mais pesada". Para isso, deve-se aumentar a sua densidade utilizando uma substância solúvel, como o sal.
O ovo tem uma densidade maior que a água sem sal e afunda. Quando você adicionou sal à água, a densidade da água mudou. A água com sal é mais densa que a água sem sal. A densidade é inversamente proporcional ao volume, o que corresponde dizer que quanto menor o volume ocupado por determinada massa, maior será a densidade. A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume.
Densidade é uma relação entre massa e volume. Se usarmos o mesmo volume de água nos dois copos e, depois de dissolver bem o sal em um deles o volume não variou, no copo que tem sal, temos mais massa (água + sal) que no copo sem sal (só água). Ou seja, a água com sal tem mais massa que a mesma quantidade de água sem sal e, por isso, é mais