Plano de aula ensino infantil - brincadeiras populares
TEMA DA AULA: Brincando e se divertindo com as brincadeiras populares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DESTA AULA:
• Vivenciar brincadeiras populares.
• Promover a interação social.
• Promover a afetividade.
• Despertar a ludicidade.
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO: Atividade 1: Conversar com os alunos sobre as brincadeiras populares. Lançar perguntas como:
Qual é a brincadeira que vocês mais brincam? Quem ensinou essa brincadeira para vocês?
Vocês conhecem alguma das brincadeiras que iremos fazer hoje?
Atividade 2: Serpente: Os alunos ficarão sentados no chão do pátio. Escolherei um aluno para iniciar a brincadeira. Ao som da canção “Essa é a historia de uma serpente” o aluno que iniciará a atividade andará livremente no pátio, na parte determinada da canção escolherá um colega que estará sentado para dar as mãos e formar o rabo da serpente; em seguida este aluno escolherá outro colega sentado, e assim sucessivamente, até que a corrente esteja grande, formando o rabo da serpente.
Música: Essa é uma historia de uma serpente que desceu o morro para procurar o rabinho que perdeu Você também é um pedaço, um pedação do meu rabão!
Atividade 3: Estátua: Os alunos formarão uma roda e cantarão a música: “A casinha da vovó”. No final da música todos deverão ficar parados como uma estátua. Vence aqueles que permanecerem imóveis.
Atividade 4: Macaquinho disse: Os alunos deverão seguir os comandos impostos pelo macaquinho. Inicialmente o macaquinho será o professor. Em seguida outros alunos serão escolhidos para dar o comando (deixar os alunos escolherem livremente os comandos, oferecendo a eles momentos para aprimorar sua criatividade. Em caso de grandes dificuldades o professor deverá ajudar).
Opções de comandos: Macaquinho disse para dançar. Macaquinho disse para pular com uma perna só. Macaquinho disse para imitar um sapo.