Estagio supervisionado ii educação infantil
Neste relatório há referencias sobre o estágio supervisionado II que teve por o objetivo investigar a formação do profissional e sua prática atuante na educação infantil, como também considerar os pontos de vista pedagógicos do processo cognitivo, afetivo e social que permeiam o processo de aprendizagens das crianças. Neste trabalho pudemos observar ainda, como as crianças se relacionam entre elas e com os adultos com os quais convivem.
O presente relatório foi desenvolvido com base em observações realizadas na Escola de Ensino Fundamental São Marcelino Champagnat, situada na cidade de Aracati-Ce. Avaliamos em todos os seus aspectos referentes ao ambiente da escola o PPP, o Regimento escolar, e à formação da docência para educação infantil. Esta instituição da rede pública municipal, atende hoje na educação infantil a 179 (cento e setenta e nove) alunos, divididos em dois turnos, manhã e tarde.
Durante o período de permanência na instituição foi possível verificar todo o ambiente escolar, a sala de aula e como acontecem os processos de interação aluno x aluno e aluno x professor.
Esse período de estar na sala de aula é muito importante para aprender-mos como agir em um primeiro momento, observando as vivências dos alunos e a vida cotidiana da sala de aula, com todos os problemas que surgem, para que possamos nos preparar para possíveis acontecimentos e dessa forma sabermos como resolver todas as situações, ou pelo menos estar preparados para enfrentá-las cotidianamente.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 REFERENCIAL TEÓRICO
Segundo a nova (LDB). A expressão educação infantil e sua concepção com primeira etapa da educação básica está agora na lei maior da educação do país, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em 20 de dezembro de 1996. Se o direito de 0 a 6 anos à educação em creches e pré – escolas já estava assegurado na Constituição de 1988 e reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a tradução