Orçamento de vendas
ROBERTO CHAVES
ORÇAMENTO DE VENDAS
Salvador
2013
ROBERTO CHAVES
ORÇAMENTO DE VENDAS
Trabalho realizado em cumprimento a exigência parcial da Avaliação da AV2 da disciplina Orçamento Empresarial componente curricular do 7º semestre noturno do curso de Administração. Sob a orientação do professor Laerton Lima.
Salvador
2013
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITO DE ORÇAMENTO
É um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Dentre seus vários usos, esta geralmente ligada à área de finanças e economia. O orçamento é, nesse sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família etc. Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo.
3 ORÇAMENTO DE VENDAS
Constitui um plano das vendas da empresa, para determinado período de tempo. Sua função principal é a determinação do nível de atividades futuras da empresa.
Todos os demais orçamentos parciais são desenvolvidos em função do orçamento de vendas, ou seja, tendo-se determinado o que será vendido, em que quantidade e quando, e conta-se com informações principais para a determinação dos recursos necessários para o atendimento dessas vendas em quantidade, qualidade e por período de tempo.
O orçamento de vendas apresenta-se significativamente no sistema de planejamento financeiro, em função de sua relação com outros setores da empresa. Sua formulação terá que ser a etapa mais real que possa existir, não atrapalhando as outras partes orçamentárias das organizações.
Ele é uma etapa muito importante, pois se liga a possibilidade do mercado em utilizar serviços ou produtos, quantidades na produção e demanda que será exigida, visando estimar exatamente as vendas