ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL II
A gestão democrática é apontada pelo estudo "Aprova Brasil – o direito de aprender" como um dos cinco fatores mais importantes para garantir a aprendizagem das crianças e dos adolescentes. Tão importante quanto o professor ou as práticas pedagógicas. Pelo estudo, "a gestão democrática e a participação da comunidade escolar" é uma das cinco dimensões do aprender.
Na aula 1 lemos que “nesse contexto brasileiro e mundial, o taylorismo e o fordismo alinharam-se à organização burocrática e também forneceram, de certa maneira, os preceitos das organizações de trabalho autocrática, nas quais um punhado de “iluminados” – componentes da alta administração – planeja e decide o destino de muitos”. Com base na análise do texto “Aprova Brasil - o direito de aprender”, disponível nos arquivos, e na aula 1, comente em aproximadamente 5 linhas, como deve ser a gestão na escola de hoje.
Deve ser construída com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Todos devem ser tratados de forma igualitária, com direito a voz, e também pode ser considerada de sucesso se trabalhar na perspectiva, ou seja, uma gestão que seja participativa, que esteja atenta à diversidade presente na escola, que trabalhe na perspectiva inclusiva e que esteja comprometida com a construção de uma escola justa, acessível a todos. Atividade 1B – Vale 0,5 ponto
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como: (Assinale a alternativa correta).
(A) instrumento legitimador das ações normativas da equipe gestora.