plano de aula de kendo
O Kendô é a arte da tradicional esgrima japonesa, ela foi desenvolvida por Samurais com suas origens nas diversas técnicas de lutas com espada refinada por vários anos. Seus principais conceitos são disciplinar através da aplicação de princípios da Katana (espada) e moldar a mente e o corpo de forma a trabalhar em equilíbrio. O Kendô é uma prática que apesar de conter muita técnica pode ser aplicada de forma lúdica nas escolas nos ensinos fundamental e médio. O objetivo do nosso trabalho é levar conhecimento básico teórico e prático da Arte Marcial Kendô.
Plano de Aula
Parte Inicial (5 minutos): Pega Pega com fita
Os alunos serão divididos em três grandes grupos, cada grupo terá uma fita de cor diferente, cada aluno receberá uma fita de deverá prender em sua calça ou short de forma que ela fique visível para todos. O objetivo é que os alunos de um grupo tente pegar as fitas dos colegas dos grupos diferentes e que também protejam a sua fita. Os alunos que tiverem sua fita roubada podem tentar pegar a fita de outro aluno, desta forma os mesmos não ficarão de fora da atividade até que esta termine.
Parte Principal (40 minutos)
Atividade 1: Golpe frontal com esquiva (5 minutos)
Os alunos serão divididos em dupla e receberam uma Katana de material alternativo, esta será flexível para que os alunos não se machuquem. O professor ensinará um dos golpes básicos que atinge um dos principais pontos de ataque: a cabeça, e também ensinará o outro aluno a bloquear este golpe realizando um giro com a Katana no plano frontal impedindo o golpe. Os alunos devem praticar o golpe e a defesa de forma alternada para aprenderem as duas técnicas.
Atividade 2: Esquiva abaixada (5 minutos)
Ainda em dupla, um dos alunos irá realizar o ataque com a Katana de forma a tentar atingir a região lateral do Abdome de seu colega, e este deverá abaixar escorregando uma das pernas atrás da outra para que consiga manter o contato