plano de aula de basquete
Metodologia dos Esportes Coletivos
Plano de aula – Basquete
Cláudia Abrantes
Franciele Oliveira
Hivens Reis
Luciana Crepaldi Lunkes
Agosto de 2013
Tema: Basquete
Público alvo: Iniciação esportiva (Crianças). O objetivo é promover atividades que permitam o desenvolvimento psicomotor de meninos e meninas, principalmente com trabalhos em grupo, para que eles aprendam as regras do jogo de maneira simples, aprendam a ser competitivos de maneira saudável e respeitem uns aos outros, bem como a equipe adversária.
Definição: Trata-se de um esporte coletivo que surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que tem por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre. Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada passo dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direção a um companheiro de equipe. O basquetebol é um esporte olímpico desde os Jogos de Verão de 1936, em Berlim. O nome vem do inglês basketball, que significa "bola na cesta". É um dos esportes mais populares do mundo.
Plano de aula
Tempo total: 45 minutos
Aquecimento
Objetivo: Proporcionar atividades que envolvam o aquecimento geral (série de exercícios diferentes daqueles realizados em jogo) e específico (série de exercícios iguais aos que são realizados em jogo) da musculatura. Deve ser realizado previamente com o intuito de prevenir lesões musculares e tendinosas. Pode ser ativo ou passivo e deve ter duração média de 5 minutos (leve), podendo chegar a 12 minutos (prolongado). De acordo com os objetivos do dia, o alongamento pode ser de intensidade leve, moderada ou forte. Por serem crianças, o ideal é que sejam realizadas atividades lúdicas.
Proposta 1: Aquecimento