Plano de aula de adaptada
Professor Estagiário: Ivan Ribeiro
Professor Supervisor: Rodrigo
Data: 02 / 06 / 2011 Horário:Noturno Turma: “V”
I - Unidade Didática: Fundamentos do “Basquetebol”
II - Tema: Treinamento de Rebotes Ofensivos e Defensivos.
III- Público Alvo: Adultos entre 19 e 30 anos, fisicamente ativos, estudantes do curso de Educação Física da Faculdade Estácio de Sá.
IV- Objetivo Geral: Dar mais vivências aos alunos do curso de Educação Física e aprimorar mais as técnicas já aprendidas, na modalidade de Basquetebol, executando exercícios de fundamentos da modalidade, mais precisamente o rebote, objetivos que: tanto a equipe atacante, quanto a equipe defensora precisam desse fundamento para que; quando a bola não é convertida, há uma nova tentativa de disputa, sem sombra de dúvida o fundamento do rebote, será de suma importância para a aplicação das técnicas do basquete.
V - Objetivos Específicos: Executar exercícios específicos da aplicação e melhoramento do “rebote” no basquete, tanto ofensivo quanto defensivo.
VI - Metodologia: aula será desenvolvida utilizando o espaço do ginásio coberto localizado no clube jaó, a aula abordará uma leve explanação para que os alunos possam entender corretamente a execução dos exercícios e objetivos que o instrutor quer atingir. Executaremos dois exercícios de rebotes ofensivos e dois exercícios para rebotes defensivos.
Este é um fundamento pouco explorado por causa do pouco conhecimento que se tem por não se ter vivenciado a posição anteriormente. O rebote necessita muita vontade de apanhar a bola e uma boa localização dentro da quadra, o que dentro do jogo se pode gerar facilmente; dentro do treinamento temos muitas oportunidades para treinar o rebote sem sacrificar outros fundamentos nem aumentar a carga de trabalho físico suportável dentro da sessão. A maioria dos grandes reboteadores, só conseguem apanhar a bola através de uma