Plano de aula: corda
Introdução
A intenção principal desta seqüência didática é promover a vivência da brincadeira de amarelinha e, por meio dela e de algumas variações, abordar alguns conteúdos do bloco de conhecimento sobre o corpo.
O que caracteriza as atividades propostas como brincadeiras é a inexistência de configuração de um vencedor ao final como eixo motivacional, sendo que o processo de construção do espaço e a vivência da brincadeira são atrativos e interessantes em si mesmos.
Objetivos
Ao final da seqüência de atividades as crianças deverão ser capazes de: * reconhecer a existência de regras nas brincadeiras vivenciadas; * obedecer as regras com o auxílio do professor; * explicar verbalmente para outra pessoa como se joga; * reconhecer a possibilidade de variações e adaptações nas regras originais de uma brincadeira; * realizar os movimentos básicos de arremessar, saltar com um e dois pés, girar e equilibrar-se; * projetar e construir seqüências de movimentos levando em conta os seus limites corporais e os dos colegas; * perceber os efeitos da atividade física no ritmo de frequência cardíaca, notadamente nas atividades em velocidade.
Conteúdos específicos * Amarelinha. * Brincadeira de regras simples. * Brincadeiras realizadas em pequenos grupos, sem finalidade competitiva e sem a divisão em equipes, onde a relação entre os desempenhos individuais compõe e viabiliza a vivência grupal. * Habilidades motoras de saltar com um e dois pés, arremessar, equilibrar. * Capacidades físicas de velocidade e força. * Freqüência cardíaca.
Ano
1º ao 3º ano
Tempo estimado
Cinco aulas de 40 minutos, subdivididos em 10 minutos para a roda de conversa inicial, 25 minutos para a vivência do jogo e 5 minutos finais para roda de conversa.
Material necessário * Espaço físico plano e desimpedindo, possível de ser "desenhado" com giz (sala de aula, quadra, pátio, rua, ou similar). *