plano de aula acrobacia individual
Acrobacia individual
RODA INICIAL
- Converse com os alunos e indague o que eles entendem por acrobacias. Utilize algumas perguntas para auxiliar nesse processo:
- Quem é o acrobata? O que faz? Em quais locais o ser humano e os animais fazem acrobacias? Que tipo de acrobacias vocês conhecem? Alguém sabe o nome de alguma acrobacia? Onde mais vemos as acrobacias? Qual a diferença entre acrobacia no circo e na ginástica?
- Pense a acrobacia como a primeira manifestação artística corporal do homem. Funcionava como uma forma de treinamento para os guerreiros, de quem se exigia agilidade, flexibilidade e força. Com o tempo, essas qualidades se somaram à graça, à beleza, à harmonia, à precisão, à coragem e ao risco.
- Trata-se de ações corporais não naturais, normalmente complexas, em sua maioria aprendida pelo homem com um objetivo específico e com características distintas das ações naturais (caminhar, sentar, correr etc.). Também podem ser ações que incluem inversões (ficar de cabeça para baixo) e rotações em um ou mais eixos do corpo.
DESENVOLVIMENTO DA AULA
1. Palhaço, lona e furacão: uma variação da toca do coelho. Cada dupla de alunos deve montar a figura da lona (encostando as mãos um com o outro, devem formar um v invertido ∧), alguns outros alunos devem procurar refúgio na lona, ficando debaixo dela, atentar ao número de lonas e de palhaços, para que sempre tenha um número diferente (ou seja, um aluno ou mais ficará sem lona). Teremos três comandos, a palavra palhaço – significa que todos os palhaços devem sair debaixo da lona e procurar outra para se refugiar; a palavra lona – todas as lonas devem se desfazer e procurar outro parceiro para fazer a lona sobre os palhaços que estavam parados; a palavra furacão – todos devem desfazer a posição e buscar uma nova posição ou como lona ou como palhaço. Lembrando que a pessoa que estiver de fora deve integrar-se com os outros participantes, formando as posições pré-determinadas, dessa forma,