ESTUDO DE CASO final
De acordo com a Resolução CFN n˚ 380/2005, é atribuição do nutricionista, na área de Nutrição Clínica, prestar assistência dietética e promover educação nutricional a indivíduos, sadios ou enfermos, em nível hospitalar, ambulatorial, domiciliar, e em consultórios de nutrição e dietética, visando a promoção, manutenção e recuperação da saúde. Em relação a hospitais, cabe ao nutricionista a administração e a responsabilidade por todas as ações nutricionais referentes ao paciente. (RESOLUCAO CFN 380, 2005).
Dessa forma, o Estágio de Capacitação Prática Especializada II tem como objetivo capacitar os alunos a definir condutas nutricionais para os pacientes observados, com base em dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos.
1 IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
Paciente: O.F.S
Idade: 56 anos
Sexo: Masculino
Estado civil: Casado
Grupo racial: Pardo
Nacionalidade: Brasileiro
Naturalidade: Catalão
Procedência: Goiânia
Profissão: Vendedor
2 TEMPO DE INTERNAÇÃO
No dia da avaliação o paciente estava internado à 12 dias, no período entre 20/11/2014 à 02/12/2014.
3 HISTÓRIA CLÍNICA
3.1 QUEIXA PRINCIPAL
Transplante renal
3.2 HISTÓRIA DA DOENÇA ATUAL
O paciente encontrava-se com Doença Renal Crônica, em tratamento com Hemodiálise à 6 anos e 4 meses, estava na lista de espera para Transplante Renal.
3.3 HISTÓRIA PATOLÓGICA PREGRESSA
O paciente relatou que tem GOTA.
3.4 HISTÓRIA FAMILIAR
O paciente relatou que seus pais tem Hipertensão.
3.5 HISTÓRIA SOCIAL
O paciente cursou o ensino médio completo, é vendedor, mora em casa própria. Alega não fazer uso de bebidas alcoólicas, não fumante. Antes da internação fazia exercícios físicos esporadicamente, jogava futebol uma vez na semana, e natação quando dava.
4 DIAGNÓSTICO CLÍNICO
Doença Renal Crônica devido ao abuso de AINE’s – Anti-inflamatórios Não Esteroidais;
Gota;
Transplante