estudo de caso 2 esai 2 Final
Estudo de caso elaborado, durante o ensino teórico-prático da disciplina Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso II (ESAI II) da Universidade Federal Fluminense, na Clínica Cirúrgica Feminina, do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), onde assistimos uma paciente de 29 anos, para cirurgia de segmentectomia em quadrante superior interno da mama direita. Durante a assistência prestada, aplicou-se o processo de enfermagem, para tal utilizou-se a linguagem diagnóstica da classificação North American Nursing Diagnosis Association - NANDA, aplicando as intervenções preconizadas pela Nursing Intervention Classification -NIC e avaliando nossa conduta de acordo com a Nursing Outcomes Classification – NOC.
O objetivo é orientar e observar alterações fisiológicas e biopsicossociais durante o período perioperatório com a finalidade de promover qualidade de vida, almejando o objetivo específico de identificar os diagnósticos de enfermagem através do levantamento de problemas segundo a NANDA; estabelecer intervenções específicas segundo a NIC; e avaliar os resultados esperados, segundo metas traçadas a partir das intervenções propostas, segundo o NOC.
O processo de enfermagem é aplicável em vários ambientes e em uma variedade de situações clínicas em que as observações sobre as necessidades humanas da clientela acompanham o processo de tomada de decisão acerca do cuidado requerido e a avaliação posterior dos resultados que se obtêm com a ação/intervenção profissional.
Na identificação dos diagnósticos de enfermagem, acredita-se que o enfermeiro possa utilizar todos os recursos que dispõe, considerando as manifestações verbais e não verbais do paciente, suas crenças e costumes, e percebendo o paciente em seu contexto familiar e social.
O planejamento determina as prioridades dos cuidados, as implementações das intervenções pré-operatórias e avaliação dos resultados da sistematização da assistência de enfermagem, são fundamentais para garantir o sucesso do