plano de aula manipula o de objeto
RODA INICIAL
- Devemos recordar que os malabares representam um modo comum e popular de denominar este grupo de práticas. Relembre com seus alunos o conceito de malabarismo e suas categorias, conforme as aulas anteriores, nesse momento, explique o que é o malabarismo giroscópico. Para isso, é importante indagá-los sobre: O que significa manipular objetos? A manipulação é realizada com outras partes do corpo, além das mãos? Quais objetos podem ser manipulados? (quase todos, sempre que não representem riscos para quem os manipula); Quais os materiais mais comuns de malabares? (bolinhas, claves, aros, entre outros); Quais outros objetos materiais de malabares vocês conhecem?
- O diabolô é uma das modalidades malabarísticas mais simples e acessível. Em pouco tempo de prática é possível conseguir mantê-lo em equilíbrio sobre a corda, aprender a acelerá-lo e até mesmo realizar alguns truques.
- Parecido em sua forma a uma ampulheta (relógio de areia), o diabolô é um objeto com mais de 3000 anos de existência, cuja origem é imprecisa, embora haja muitos relatos de que tenha surgido na China.
- Na atualidade, há muitos modelos, quase todos de plástico ou borracha, o que torna o diabolô muito mais resistente às quedas e também menos perigoso. Várias empresas nacionais fabricam e comercializam este objeto como um brinquedo infantil.
- De modo geral, trata-se de um objeto com duas partes unidas por um eixo (normalmente metálico), que deve girar (por isso denomina-se malabarismo giroscópico), com auxílio de uma corda e dois bastões (baquetas). Seu “irmão” mais jovem, mais conhecido e menor é o IÔ-IÔ.
- Para que o diabolô gire, é preciso acelerá-lo utilizando a corda presa aos bastões, atividade que será desempenhada pela mão dominante. Para os destros, o diabolô girará da direita para a esquerda, e a mão direita é a que ficará responsável por acelerar e também por corrigir os possíveis desequilíbrios (desvios no eixo).
DESENVOLVIMENTO
1.