Plano anual de marketing
Estratégia é definida como um plano amplo e genérico desenvolvido para conduzir a organização ao alcance de seus objetivos a longo prazo. É definida no nível institucional com diferentes graus de participação dos níveis inferiores na sua elaboração e formulação. Representa o comportamento global e molar da organização. Ela é eminentemente sistêmica e envolve a totalidade da organização. Quanto à dimensão de espaço, a estratégia é ampla e envolvente.
A estratégia está para o futuro da organização e representa o comportamento da organização em seu meio ambiente.
Significa, portanto, a administração voltada para objetivos globais da organização situados a longo prazo e representa a articulação do todo organizacional
FORMULAÇÃO DA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL
ANÁLISE AMBIENTAL
A análise ambiental refere-se ao exame das condições e variáveis ambientais, suas perspectivas atuais e futuras, as coações e restrições, os desafios e contingências, as oportunidades e brechas no contexto ambiental que envolve a organização. Significa o mapeamento do macroambiente e do ambiente de tarefa.
ANÁLISE ORGANIZACIONAL
A análise organizacional refere-se ao exame das condições atuais e futuras da organização, seus recursos disponíveis e necessários (incluindo tecnologia), potencialidades e habilidades, forças e fraquezas, estrutura organizacional, capacidades e competências. Leva em conta o que a organização produz, como ela produz, com o que ela produz, buscando a localização dos fatores críticos de sucesso da organização.
MODELO DE ANÁLISE DA INDÚSTRIA DE PORTER
A abordagem de formulação estratégica mais conhecida é o modelo desenvolvido por Porter, um especialista em administração estratégica. O modelo delineia as forças primárias que determinam a competitividade dentro de uma indústria e ilustra como as forças estão relacionadas entre si. O modelo de Porter sugere que, para desenvolver estratégias organizacionais eficazes, o administrador deve