Plano de Marketing - Controles
5.1 Implementação
Os controles ajudam a gerência a avaliar resultados e a identificar problemas ou variações no desempenho que necessitam de ações corretivas.
5.2 Organização de marketing
A organização de marketing pode ser estruturada por função, por produto, por cliente, localização geográfica ou por uma combinação destes.
A principal função do controle é garantir que a realidade da execução do Plano de Marketing fique o mais próximo do que foi planejado. Para que isso seja possível, deve-se criar medidas antes e durante a implementação. Uma boa seleção de funcionários, avaliações periódicas de desempenho dos mesmos e comunicação interna são formas de garantir a eficácia do Plano de Marketing. Ainda se deve checar periodicamente os resultados numéricos e qualitativos, como as reclamações de clientes, lucros e gastos, assegurando se seus objetivos e metas estão sendo realmente alcançados. De uma forma geral, deve-se recorrer prioritariamente a medidas preventivas e não corretivas. Lembre-se sempre que a satisfação do cliente é o seu principal dever!
Controle de Marketing
A última seção do plano delineia os controles para monitorar o desenvolvimento do plano. O acompanhamento é feito periódicamente (pode ser mês a mês, a cada trimestre...), assim a empresa pode analisar o andamento do projeto, monitorando os fatos positivos e negativos e fazendo ajustes no percurso quando necessário. É importante existirem planos de contingência prontos para servirem como antidotos em acontecimentos imprevistos como greves, guerra de preços, lançamentos de novos produtos pela concorrência, assim a empresa e sua equipe estaráo prontos para enfrentar possíveis dificuldades.
O controle de marketing é a sequência natural do planejamnto de marketing. A empresa precisa exercer pelo menos três tipos de controle: q Controle estratégico é tentado, por meio de um instrumento conhecido como auditoria de marketing, que é um exame periódico,