plano analitico
Mapa do site
RSS
Imprimir centrodaconsciencia Página inicial
Sobre nós
Contate-nos
Notícias
Galeria de fotos
Livro de visitas
Blog
Produtos
Nossa equipe
Calendário de eventos
Artigos
Textos para referência
Pesquisar no site
Parte superior do formulário
Pesquisar no site
Parte inferior do formulário
Contato
centrodaconsciencia
STN Bl. N sala 304 Edf. Jaime Leal
Brasilia
70770-13
+55.6132723919
centrodaconsciencia@gmail.com
Página inicial > Acolhimento na Terapia Comunitária Integrativa
Acolhimento na Terapia Comunitária Integrativa
20/12/2012 18:25 ACOLHIMENTO NA TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA
Maria Henriqueta Camarotti[1]
Nicole Hugon[2] A Roda da Terapia Comunitária Integrativa (TCI) começa com a fase do Acolhimento. Todos sentados em círculo, numa relação horizontalizada, terapeutas e participantes, se preparam para viver esse momento. No início o terapeuta comunitário explica, em poucas palavras, o que é a TCI, expõe as regras e comemoram aniversários e datas importantes para os integrantes do grupo (CAMAROTTI e GOMES, 2009).
Falar de acolhimento seria falar da Terapia Comunitária como um todo, pois em cada fase e ritual vivenciado na Roda existem elementos de acolhimento, de suporte e de escuta. De fato, esta metodologia nasceu do acolhimento que os irmãos Barreto, Airton e Adalberto, se propuseram a fazer com as pessoas da Favela do Pirambu/Fortaleza, Ceará (BARRETO, 2007). No nascedouro dessa abordagem, emergiam espontaneamente vivências práticas de acolhimento[3], recepção, abrigo; sintonia perfeita com o desdobramento da metodologia utilizada, posteriormente denominada por Adalberto Barreto de Terapia Comunitária.
Para iniciar nossa reflexão sobre o Acolhimento, chamamos atenção para o significado de gesto e linguagem, expressões tão importantes nas relações humanas. Há que se harmonizar essas duas ações de forma que o ato de acolher seja percebido como falas e atitudes