plano 14 processo civil III
DIREITO PROCESSUAL CIVIL III
Título Recurso de agravo e suas diversas modalidades.
Número de Semana de Aula 14
Tema Recurso de agravo e suas diversas modalidades.
Objetivos
Conhecer a (s) presente (s) espécie (s) recursal (is).
Reconhecer as hipóteses que permitem o emprego do (s) aludido (s) recurso (s).
Diferenciar as suas diversas modalidades.
Estrutura do Conteúdo
1. 1. Recurso de agravo. Hipóteses de cabimento.
2. Agravo retido.
3. Agravo de instrumento.
2. 4. Agravo interno ou inominado.
5. Agravo nos próprios autos para possibilitar a admissão de recurso extraordinário ou especial.
Aplicação Prática Teórica
1a questão. Cláudio, residente de interior do Estado, promove demanda em face do INSS (autarquia federal) em um juízo integrante da Justiça Estadual do Rio de Janeiro, uma vez que, na sua cidade, não há juízo federal instalado. Ao se deparar com a petição inicial, o magistrado determina a citação do demandando indeferindo, contudo, o pedido de antecipação dos efeitos da tutela, que tinha sido formulado com o objetivo de determinar o imediato pagamento de benefício previdenciário. O juiz fundamentou a sua decisão no sentido da impossibilidade da concessão de tutelas de urgência contra a fazenda pública, mormente em virtude do que restou decidido no bojo da ação declaratória de constitucionalidade número 4, que tramitou perante o Supremo Tribunal Federal. Desta decisão, Caio interpôs recurso de agravo, na modalidade de instrumento.
Indaga-se:
a)Qual o tribunal competente para o julgamento deste recurso de agravo de instrumento, considerando que a hipótese em questão retrata um juízo estadual no exercício de competência federal delegada? Justifique.
Resposta: O órgão competente seria a instância superior, que é legitima e possui competência territorial para julgar a ação, qual seja o TRF.
b) Errou o magistrado ao negar a antecipação dos efeitos da tutela em um caso como o