Planificacao, etapas e fases para educacao
Falar da Planificação educacional parece ser um assunto tão desgastado, porém, com o passar do tempo é importante perceber que a maneira de se planificar hoje não é a mesma que há anos anteriores. Percebe-se, assim, que o passar dos tempos altera o modo de planificar a vida.
A Planificação é um processo que exige sistematização, organização, decisão e previsão e ele está inserido em vários sectores da vida: faz-se planificação urbana, econômica, familiar, habitacional, educacional. E esta última, é um acto político- pedagógico, pois explicita suas intenções, bem como os objectivos que se pretendem atingir, como também é o objecto primordial do presente trabalho.
O trabalho ora em dissertação, tem como tema “Fases e Etapas da Planificação educacional”, na qual afirmamos que a Planificação faz parte de um processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento estão intimamente ligados.
No trabalho, compõem aspectos atinentes às fases e etapas da planificação organizados em títulos e subtítulos, com a seguinte sequência: ← Pré – Planificação; ← Diagnóstico e suas Etapas; ← Programação; ← Etapas e Objectivos da Programação e entre outros aspectos que merecem a sua atenção.
FASES E ETAPAS DA PLANIFICAÇÃO EDUCACIONAL
As Fases e Etapas do processo de planificação foram se desenvolvendo simultaneamente com a difusão e prática da Ideia de planificação no âmbito educacional. Na qual os documentos Internacionais anteriores Estabelecem as Seguintes Etapas: ← Pré – planificação; ← Diagnostico; ← Programação; ← Decisão; ← Execução; ← Avaliação e nova Planificação
Introduziu-se uma fase de replanificação como meio de preparar melhor o público em geral e os atingidos para que participem da planificação. Desdobrou-se em três a fase de Elaboração dos Planos, destacando o trabalho do diagnóstico como uma tarefa autónoma, iniludível. A elaboração dos Planos desdobra-se da seguinte maneira: