Planejamneto tributário
A contabilidade, área do conhecimento das ciências sociais aplicadas, tem como objeto de estudo o patrimônio particular e suas variações, os quais ocorrem a partir da ação do homem. Enquanto ciência constrói um conhecimento a partir de métodos e abordagens que lhe são próprios. Em relação a seus processos de pesquisa, utiliza-se de uma metodologia para atingir seus fins, quais sejam explorar, descrever e ou explicar o patrimônio e suas variações.
A contabilidade não deve apenas restringir-se ao atendimento das exigências governamentais, mas dar ênfase especialmente à avaliação econômica e financeira das empresas, realizando pesquisas sobre as tendências futuras. No fornecimento de serviços é imprescindível que o contador conheça e atenda as necessidades de seus clientes.
Em meio ao grande número de empresas prestadoras de serviços contábeis, a qualidade dos mesmos torna-se essencial para que as empresas continuem fortes no mercado competitivo e aumentem seu campo de atuação.
Quanto à importância da qualidade em todo o processo de uma empresa, Mirshawka (1993, p.35) afirma que;
Qualidade significa qualidade de trabalho, qualidade de serviço, qualidade de informação, qualidade do processo, qualidade da divisão, qualidade de pessoas, incluindo os trabalhadores, gerentes executivos, qualidade da companhia, qualidade de objetivos.
Durante anos a contabilidade serviu apenas como um sistema de informações tributárias, e atualmente ela passa a ser vista também como um instrumento gerencial, fornecendo informações necessárias para tomadas de decisões e, para o processo de gestão: planejamento, execução e controle. 1 JUSTIFICATIVA
A contabilidade se caracteriza essencialmente, por ser a ciência do controle, do sistema de informação que controla o patrimônio de uma empresa, assegurando o controle do patrimônio administrado, através do fornecimento de informações e orientações necessárias à tomada de decisões sobre a composição e as variações