Habilidades
CONCENTRAR-SE NAS IDÉIAS Focar o assunto com objetividade sem personalizá-lo e, principalmente, não entrar no mérito do antagonismo do interlocutor. Sua visa às divergências é uma boa alternativa em vez de se buscar um choque entre posições diferentes. Quem sabe este é um excelente momento para uma revisão dos pontos de vista.
DISCUTIR AS PROPOSIÇÕES É comum encontrarmos negociadores que se prendem a casos e situações casuísticas dispersando-se da idéia central da negociação. Não podemos deixar de lembrar de que a prioridade é discutir idéias e proposições, buscando um debate objetivo e não se apegando a pormenores puramente pessoais.
PROPORCIONAR ALTERNATIVAS À OUTRA PARTE Dentro de uma negociação geralmente cada participante tem o interesse de defender arduamente suas idéias e seus interesses fazendo disto uma disputa onde a vitória e a derrota se torna elementos indispensáveis, esquecendo-se de que o foco da negociação é a busca de um acordo interessante para ambas as partes.
Desta forma, a habilidade de criar opções é um dom dos mais úteis com que pode contar um negociador. A opção criativa freqüentemente faz a diferença entre o impasse e o acordo permitindo abertura de novas possibilidades por vezes interessantes para