Planejamento
Para o profissional de serviço social o planejamento deixa de ser um método de estudo e passa a ser um procedimento importante para a profissão, torna-se instrumento essencial para compreender a profissão que trabalha com e na realidade, profissão esta que precisa repensar suas práticas para atender as mais diversas realidades e expressões da questão social que surgem no cotidiano profissional.
Podemos considerar o planejamento no âmbito do Serviço Social como um instrumento fundamental para o exercício profissional, No serviço social isso não poderia ser diferente, pois em se tratando muitas das vezes, na execução de ações que tendem a uma transformação social, ainda que seja uma ação direta ao usuário, mais ainda o planejamento deve haver e conter o máximo de meios e finalidades.
Num trabalho individual, por exemplo, onde o Objetivo é a reinserção social de um morador de rua, deve-se primeiro perceber as razões do estado atual do mesmo, a partir disso traçar as ações.
Se a razão for desemprego por alcoolismo, primeiro encaminhá-lo ao Caps para tratamento e também ao AA (meios). Num segundo momento oferecer-lhe cursos profissionalizantes para melhor qualificá-lo. Ajudá-lo na procura do emprego, através dos balcões de vagas das prefeituras, das secretarias de Estado, etc. Por último junto com o usuário encontrar uma nova residência para o mesmo (finalidade). Acompanhar nos primeiros meses de sua inserção, através de entrevistas, se isso será permanente, evitando assim que, ao se perceber sozinho não se deixe cair.
Nada