Planejamento e Gestão
“Estabelecimento de um conjunto de providências a serem tomadas pelo executivo para a situação em que o futuro tende a ser diferente do passado; entretanto, a empresa tem condições e meios de agir sobre as variáveis e fatores, de modo que possa exercer alguma influencia. O planejamento é, ainda, um processo contínuo, um exercício mental que é executado pela empresa independentemente de vontade específica de seus executivos”.
O planejamento pode ser dividido em 3 partes: Estratégico, Tático e Operacional.
Planejamento Estratégico:
“Processo de desenvolvimento e manutenção de um ajuste estratégico entre os objetivos de organização e as oportunidades de mercado. É criar condições para que as organizações decidam rapidamente diante de oportunidades e ameaças”.
Planejamento tático:
É um plano de média duração que atinge apenas um setor da instituição, e apesar de específico deve obedecer as diretrizes gerais do planejamento estratégico.
Planejamento operacional:
Plano de curta duração que tem como função controlar as rotinas de uma unidade da organização.
Os planejamentos táticos e operacionais estão dentro do estratégico, porque, quanto maior o prazo de projeção, mais qualitativo e menos quantitativo é o trabalho devido as possibilidades de mudança de mercado.
O planejamento estratégico ainda pode ser redividido em Marketing; Comunicação; Vendas e Eventos.
Plano de marketing: envolve pessoas em diferentes processos com objetivo final de satisfazer o consumidor. Abrange desde produto, preço, promoção, pontos de venda. Por isso Maurício Tavares coloca a comunicação dentro do “p” de promoção.
Plano de comunicação é onde definimos objetivos, metas e estratégias de comunicação com planos de ação, avaliação e controle que alavancam os negócios da empresa.
Podemos definir o planejamento de Gestão da Comunicação Integrada como uma ação estratégica e tática de coordenação entre ferramentas de jornalismo,