Resumo - Memórias de um sargento de milícias
Cap. I/ Origem, nascimento e batismo: Meirinhos se encontram em uma das quatros esquinas que são formadas pelas ruas do Ouvidor e Quitanda. Entre eles está Leonardo-Pataca que ganhou esse apelido por reclamar de barriga cheia. Leonardo chegou ao Brasil de Portugal em um navio onde conheceu Maria, mãe de seu filho.
Cap. II/ Primeiros infortúnios: Capítulo que conta até os 7 anos do menino. Leonardo desconfia da suposta traição de Maria e briga com esta. Maria foge com o capitão do navio em que Leonardo e ela vieram. Leonardo abandona o menino com o barbeiro compadre.
Cap. III/ Despedidas às travessuras Esse capítulo é responsável pela narração do garoto até os 9 anos. O compadre decide que seu sobrinho será clérigo e pede a ele que se despeça dos últimos dias de travessura. O garoto aproveita para aprontar na caminhada da Via-Sacra.
Cap. IV/ Fortuna Descrição do paradeiro de Leonardo: Ele se apaixonou pela cigana que também o traiu. Para resgatar seu amor ele recorre ao caboclo que dá fortunas e mora no mangue.
Cap. V/ O Vidigal Chega Vidigal (major da polícia) à casa do mangue e leva Leonardo à casa da guarda. Um colega avista Leonardo e toda a corporação dos meirinhos da cidade fica sabendo do ocorrido. Leonardo é levado à prisão.
Cap.VI/Primeira noite fora de casa O compadre procura o menino que, após a comemoração da Via-Sacra, passa a noite com os ciganos em uma festa de oratória. Reencontro do menino com o comadre.
Cap. VII/ A comadre Descrição da comadre, a parteira do menino que fica sabendo do ocorrido com Leonardo e Maria e passa na casa de Leonardo para se adiantar dos pormenores. Desde então, a comadre sempre passa a casa.
Cap. VIII/O pátio dos bichos Leonardo manda chamar a comadre. Ela chega a ele, que a pede para procurar o velho tenente-coronel no “pátio dos bichos” para tirá-lo dali.
Cap. IX/ O – arranjei-me- do compadre Capítulo em que conta a história de vida do