Resumo e dados de Memórias de um Sargento de Milícias
Nome do autor: Manuel Antônio de Almeida
Informações sobre o autor: Manoel Antônio de Almeida era filho do tenente Antônio de Almeida e de Josefina Maria de Almeida. Fez Faculdade de medicina, foi jornalista e escritor. Foi professor do “Liceu de Artes e Ofícios” do Rio de Janeiro, redator do jornal Correio Mercantil, onde publicou sua única obra em forma de folhetim, “Memórias de um Sargento de Milícias. Morreu no naufrágio do navio Hermes, em 1861, na costa fluminense.
Referência Bibliográfica: Internet
Temática: O livro é uma narração em terceira pessoa.
Opinião: Tive dificuldade em ler, por causa da linguagem utilizada.
Resumo: No começo, conta a história de como os pais de Leonardo, Leonardo-Pataca e Maria-da-Hortaliça, se conheceram, no navio, vindo de Portugal para o Brasil. Eles se conhecem entre pisões e beliscões, e se apaixonam no navio. Sete meses depois, Leonardo nasce, mas seu pai, Leonardo-Pataca, percebe que Maria-da-Hortaliça não era tão fiel, e descobre que ela o traia. Ele expulsa o filho e Maria foge de casa. O garoto vai morar com seu padrinho, que cria grande afeição pelo garoto, e o cria tentando levá-lo para o caminho religioso, mas este gosta de aprontar e de vadiagem.
Leonardo-Pataca começa a ter um caso com a cigana da cidade, mas essa não é fiel á ele, e descobre-se que ela também tinha um caso com o reverendo. Então, depois de um certo tempo, Leonardo-Pataca fica com Chiquinha, mesmo eles não se dando muito bem. Alguns filhos nascem do relacionamento.
Leonardo filho visita D. Maria, e lá conhece Luisinha, seu primeiro amor. Mas com a morte do seu padrinho barbeiro, ele é obrigado a se mudar para a casa de seu pai, mas não suporta as brigas dele com Chiquinha e foge. Aparece então José Manuel, que no futuro se casa com Chiquinha. Então, Leonardo se apaixona por vidinha, mas essa também era uma garota muito disputada. Muitas brigas acontecem por causa desse amor, então Major