Engenharia civil
Dados do livro: Memórias de um sargento de milícias
A) Dados sumários sobre o autor e a obra
Autor: Manuel Antonio de Almeida
Título da obra: Memórias de um Sargento de Milícias
Editora: Paulus
Edição: 1°
Ano: 1854
Lugar: Rio de Janeiro
Biografia do autor.
Manuel Antônio de Almeida, jornalista, cronista, romancista, crítico literário, nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 17 de novembro de 1831, e faleceu em Macaé, RJ, em 28 de novembro de 1861.
Sintetize, em poucas frases, o conteúdo da obra.
A obra conta as aventuras de Leonardo ou Leonardinho, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por conta de seu padrinho e de sua madrinha, após a separação dos seus progenitores.
Sempre metido em travessuras, desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro. Já moço, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. A primeira decide, então, casar-se com outro. Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é reabilitado.
B) Os Personagens
Leonardo
Luisinha
Vidinha
O Compadre
A Comadre
D. Maria
José Manuel
Major Vidigal Leonardo Pataca
Maria da Hortaliça
Chiquinha
Caracterize, com três adjetivos, a personagem que mais lhe chamou a atenção.
Vidinha - mulata jovem, bonita e animada.
Dê alguns traços físicos e psicológicos da personagem central.
Leonardo - o anti-herói ou herói picaresco do romance, vadio, malandro, que adora fazer estripulias e criar problemas. Mulherengo, quase perde seu amor, por ser inconsciente. É criado pelo padrinho, já que os pais se separam e não têm paciência para