Resumo - memórias de um sargento de milícias
Introdução
Neste trabalho nós vamos falar sobre o livro memórias de um sargento e milícias que é um livro sobre o romance que durou a viagem de navio do casal Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça em sua vinda de Portugal para o Brasil, quando chegaram Maria descobriu sua gravidez de Leonardo (leonardinho) que era um menino que gostava de aprontar com todos .
Quando seu pai descobriu que Maria estava o traindo ele bateu nela e ela em seu momento de raiva foge para Portugal com seu amante e Leonardo Pataca deixa seu filho com a Comadre que é uma parteira e com o Compadre que é um barbeiro .
Leonardinho se apaixona por Luisinha (um amor correspondido) mas joga seu romance fora quando se deixa envolver com Vidinha ,por esse motivo Luisinha decide casar com o rival de Leonardinho (José Manoel) .
Leonardo é preso pelo Major Vidigal . Quando Luisinha fica viúva Leonardo se aproxima da moça e depois de um tempo se casam . Bibliografia
Manuel Antônio de Almeida nasceu em 17 de novembro de 1830 na cidade do Rio de Janeiro. Enquanto fazia a Faculdade de Medicina começou a carreira de jornalista levado por dificuldades financeiras. Formou-se em 1855, mas nunca chegou a exercer a profissão de médico.
Durante 1852 e 1853 publicou anonimamente (assinava como “um Brasileiro”) os folhetins que dariam origem ao livro Memórias de um Sargento de Milícias (1854-55). Na terceira edição, que saiu postumamente em 1863, o nome verdadeiro do autor passou a constar na obra. Ainda durante essa mesma época, publicou uma peça, alguns poemas, um libreto de ópera e escreveu sua tese de Doutorado em Medicina.
Em 1858 foi nomeado Administrador da Tipografia Nacional, onde conheceu Machado de Assis. Em 1859 é nomeado 2º Oficial da Secretaria da Fazenda e, no dia 28 de novembro de 1861, acaba falecendo no naufrágio do navio Hermes.
Seu único livro é "Memórias de um Sargento de Milícias" (1852), mas publicou também diversos contos, crônicas,