Planejamento e controle de produção
O PCP consiste na utilização de vários procedimentos para operacionalizar o processo de produção de um bem ou serviço. Dentre eles podemos destacar: Planejamento Estratégico,
Tático e Operacional.
Cada um desses processos tem seu papel definido dentro de uma organização.
No nível Estratégico, é necessário o desenvolvimento estruturado da previsão da demanda de produtos e serviços.
No Tático, as categorias de produtos mostradas no plano agregado são desmembradas em itens unitários pelo plano mestre de produção. Além disso, o espaço de tempo é de curto prazo (contrario ao procedimento anterior),gerando informações bastante próximas às operações temos o procedimento de planejamento da necessidade de materiais.
No Operacional, cabe o acompanhamento das informações geradas pelos procedimentos anteriores, de forma a comparar o planejamento com o executado. A ferramenta conhecida como controle estatístico do processo é encarregado de fornecer essas informações.
O processo de PCP é iniciado com o desenvolvimento do plano agregado de produção. Em uma indústria, o objetivo do plano agregado de produção é o atendimento às flutuações da demanda, com base disponibilidade de recursos de produção, conciliando sua capacidade de produção às exigências do mercado.
O Planejamento envolve o estabelecimento de uma série de diretrizes para o processo de produção, materializadas sob a forma de planos. Inicia-se com uma definição do que produzir, em termos de família/grupos de produtos, em relação a demanda dos próximos períodos alinhado aos custos de produção.
No Controle entendemos que seja a comparação periódica entre a programação e os resultados que a produção vem obtendo. Essa comparação deve ser feita no sentido de detectar desvios e providenciar ajustes. Os próprios dados presentes nos planos de produção são utilizados como entrada no processo de controle e comparados com os resultados da produção à medida que as