Antropologia Cultural
*Determinismo Biológico São antigas as teorias que atribuem capacidades especificas as “raças ou a outros grupos humanos”. Afirmam os antropólogos que diferenças genéticas não determinam as diferenças culturais. Não existe uma relação significativa entre os caracteres genéticos e os comportamentos culturais.
*Exemplo “Se retirarmos uma criança Xinguana do seu meio e a educarmos como filha de uma família de alta classe media de Ipanema, ela terá as mesmas oportunidades de desenvolvimento que os seus novos irmãos.
*Fatores de real determinação na cultura ° Os fatores que tem importância na evolução do homem, são a sua faculdade de aprender e a sua plasticidade( diferentes formas de adaptação, possibilitando reformular ideias e necessidades). ° Pesquisas mostram que o nível das aptidões mentais é quase o mesmo em todos os grupos étnicos( Pesquisa de 1950, pós nazismo). ° Um menino e uma menina agem diferentemente não em função de seus hormônios,mas em decorrência de uma educação diferenciada.
*Determinismo Geografico As diferenças do ambiente físico são consideradas fatores fundamentais para a diversidade cultural. Pensadores foram mais a fundo e perceberam que é possível existir uma grande diversidade cultural em um mesmo ambiente físico. “A posição da moderna antropologia é que a cultura age seletivamente, e não casualmente sobre o seu meio ambiente, explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento”.
Resenha Comum Segundo pensadores que refletiram sobre o tema cultura, se trata de ensinamentos e aprendizados, resultando em um sistema de conhecimento e sabedoria de informações. Raciocínios mostram que a criança esta apta ao nascer, a ser socializada em qualquer cultura existente, porem estará limitada pelo sistema cultural especifico de onde ela crescer. “O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os