planejamento e controle da produção
Diante de um mercado onde a competitividade define quem permanece na ponta, mantém-se na ativa ou até mesmo seja excluído a ponto de “fechar as portas”, gerentes de produção tem em mãos a responsabilidade e o desafio de encontrar maneiras de satisfazer os consumidores com uma operação viável que basicamente envolve custo, qualidade, velocidade de entrega, entre outros fatores.
O planejamento e controle da qualidade é uma ferramenta importante e aliada para que gerentes de produção tenham capacidade de trabalharem com uma ferramenta que dá suporte tanto para sobressaírem em momentos de crises ou alavancar produções bem estabilizadas para patamares maiores em relação a sua capacidade atual.
Planejar tem como objetivo estruturar um caminho a ser seguido para alcançar metas pré-estabelecidas. Em paralelo ao planejamento e principalmente durante a execução, existem os controles para verificar o desempenho, bem como o resultado final de trabalhos obtido por empresas.
Ao planejar e controlar, a qualidade é um fator importante envolvido nessas atividades que tem como objetivo a satisfação de clientes e tornar a operação mais lucrativa. Tudo isso é possível ser visualizado através de controles estatísticos, seja por gráficos, fluxogramas, e outros meios de demonstração. A partir desse contexto, trabalha-se no desenvolvimento e aperfeiçoamento de áreas necessitadas. A qualidade se torna a longo prazo um diferencial das empresas de destaque, assegurando confiança em seus consumidores. Já na área operacional, a redução de custos, reclamações e devoluções de produtos são reduzidos quando o fator qualidade é bem empregado.
1. O QUE É QUALIDADE E PORQUE É TÃO IMPORTANTE?
Os dois contribuintes da lucratividade podem ser melhorados pela qualidade mais alta. As receitas podem ser incrementadas por melhores vendas e por preços mais altos no mercado. Ao mesmo tempo, os custos podem ser reduzidos pela melhor eficiência, produtividade e uso