Planejamento e Controle da Produção
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Rafael Morata Cavalcante RA: 4621884084
Taboao da Serra/SP, 06 de Outubro de 2014
Passo 1
Nível estratégico
Este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo. Sua principal ferramenta é o planejamento estratégico e visão sistêmica e de futuro são competências essências para sua boa gestão.
A função produção assume um papel estratégico no que diz respeito ao atingimento dos objetivos de uma organização, pois, se estratégia pode é conceituada pelo método como uma empresa será capaz de ser competitiva, a produção é fundamental na geração de valor ao cliente
Nível Tático
Neste nível, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções. Este nível tem como objetivo principal o desdobramento da estratégia, ou seja, de como será realizado o caminho para a consecução dos objetivos estratégicos (já estabelecidos no nível acima), utilizando de forma eficiente (cumprindo os processos) e eficaz (atingindo os objetivos), desdobrando-os em metas específicas para suas áreas e liderados.
De acordo com cada função que o colaborador exerce, ele será o administrador (e responsável) de uma área, equipe, projeto, etc.
Nível Operacional
Para cumprir a estratégia traçada (desdobrando-a) e alcançar os objetivos almejados, é necessário que pessoas "coloquem a mão na massa", ou seja, cumpram de forma eficiente e eficaz cada uma das atividades que lhes for atribuída. Por exemplo, um vendedor precisa prospectar um numero "x" de clientes por dia, fazer "y" visitas, acompanhar os processos de vendas, preencher tais relatórios, etc.
É interessante pensarmos na figura de uma pirâmide para representar esta estrutura, bem como sua hierarquia, seus principais questionamentos, ferramentas e figuras