questões criminologia
1) Qual é o marco histórico/teórico da Escola Clássica?
R: Se originou no marco histórico do Iluminismo e de uma transformação estrutural da sociedade e do Estado. (Século XVIII) ‘Dos delitos e das penas’ de Cesare Beccaria.
2) De que forma a Escola Clássica concebe o crime e o criminoso?
R: A Escola Clássica concebe o crime como fato individual, isolado, como mera infração à lei. E o criminoso em ambas as escolas está presente à necessidade de defesa da sociedade diante da conduta criminosa. Isto é, defesa da ordem social mediante a eliminação do mal que o crime representa.
3) Quais são os três pilares da Escola Clássica?
R: 1.Homem como ser racional, igual e livre 2. Teoria do pacto social 3. Concepção utilitarista da pena
4) A respeito da unidade metodológica, qual é o método utilizado na Escola Clássica?
R: A Escola Clássica utiliza o método abstrato, dedutivo e formal.
5) Qual é o marco histórico/teórico da Escola Positiva?
R:Cesare Lombroso L’Uuomo delinqüente 1876.’’Homem Delinquente”.
6) Mencione o nome dos definidores e divulgadores da Escola Positiva e explique a contribuição de cada um para o desenvolvimento da Escola Positiva?
R: Cesare Lombroso - Para Lombroso, o criminoso sempre nascia criminoso. O positivismo lombrosiano é marcadamente de um determinismo biológico, em que a liberdade humana o livre-arbítrio é uma mera ficção.
Enrico Ferri - Ferri visualizava cinco principais categorias de delinquentes: o nato, o louco, o habitual, o ocasional e o passional.
Raffaele Garofalo – Classificava a temibilidade que sustenta ser a perversidade constante e ativa do delinquente e a quantidade do mal previsto que se deve temer por parte do mesmo delinquente.
7) Quais foram os parâmetros adotados por Lombroso na identificação do ”Homem Delinquente” e no que consistia a sua pesquisa?
R: Adotou dezenas de parâmetros frenológicos para examinar as cabeças, pesando-as, medindo-as e conferindo grande