Planejamento e controle da Produção
De
Planejamento e controle da Produção
Métodos De Apressamento do Tempo Total
Ao consultar a carga de maquinas (cronograma onde se assinala o comprometimento de ocupação das maquinas da fabrica), o programador sabe que nem toda as maquina estarão disponíveis, pois algumas já estão carregadas e para ser feita a programação terá que utilizar dias disponíveis para o mesmo(programação). Para que isso não ocorra é necessário o apressamento que nada mais é do que o encurtamento do tempo total, com métodos como:
Cortes dos Intervalos:
Para reduzir o tempo de parada dos equipamentos algumas empresas adotam ferramentas que foram desenvolvidas através de estudos uma dessas ferramentas é conhecida como Smed.
O que é o smed? (Troca rápida de ferramentas), designa uma ferramenta de gestão com objetivos de melhoria contínua.
O objetivo desta ferramenta é o de contribuir para a redução do tempo de preparação (o chamado tempo de setup), O tempo de preparação dos equipamentos é uma operação muitas vezes complexa e demorada e sem qualquer valor acrescentado para o produto pelo que a sua redução tem um efeito direto no tempo disponível para produção e na redução do tempo total do ciclo de produção.
Basicamente, a metodologia SMED consiste em sete etapas demonstradas na Figura abaixo:
1 – caracterização da situação atual: observar o processo atual da comutação, fazer um vídeo da troca, estudar os tempos e entrevistar os operadores.
2 – Identificação de setup interno e externo: são separados as atividades executadas com a máquina parada (interna ou setup interno) das atividades executadas longe da máquina com a mesma em funcionamento (externa ou setup externo). Deve ser preparada uma lista de verificação para o setup externo (check – list).
3 – Migração para setup externo: etapas de transformação de atividades internas para externas.
4 – Otimização de setup interno: aumentar a eficiência das atividades internas restantes.
5 –