Capitalismo x Socialismo
É o sistema econômico e social que surgiu na Europa na Idade Média e que sobrepôs lentamente a outros sistemas de produção, tornando-se predominante no século XVIII.
No Capitalismo a “burguesia” controla os meios de produção, o capital, a circulação e a distribuição dos bens. Os meios de produção são as máquinas, os equipamentos, as matérias-primas, as terras e a energia necessários à produção de bens ou mercadorias. O capital é um conjunto de meios de produção que são utilizados para a produção de um determinado bem ou serviço.
Divide-se em três fases distintas:
Capitalismo Comercial: Fase marcada pela expansão marítima européia (Grandes Navegações), que permitiu aos europeus tomarem contato com outros territórios até então desconhecidos e que se transformaram em importantes fornecedores de matérias-primas, metais preciosos e especiarias, além de consumidores de bens produzidos na Europa. O intenso comércio de mercadorias entre os séculos XV e XVIII possibilitou a acumulação do capital.
Capitalismo Industrial: Durante o capitalismo comercial, a acumulação de capital e as crescentes exigências do mercado consumidor levaram os donos de oficinas manufatureiras a introduzir inovações na forma de produzir mercadorias. Essas inovações foram responsáveis pelo surgimento do que hoje chamamos como indústria. No século XVIII, ocorreu a chamada Revolução Industrial, caracterizada pela intensa utilização de máquinas movidas a vapor, pela divisão de tarefas como resultado da especialização do trabalhador e pelo trabalho assalariado. Como conseqüência ocorreu um grande aumento na produção de mercadorias o que multiplicou os lucros e elevou a concentração de capital. O comércio perdeu espaço para a industria, que se tornou a principal atividade econômica do sistema capitalista, do século XVIII até meados do século XX.
Capitalismo Financeiro: É a fase atual, caracterizada pelo regime de integração entre capital industrial e capital bancário, provocada