entrevista de estagio
Marilse Eliane Mattos Pompilio
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED0493) – Estágio
26/07/2013
RESUMO
O trabalho desenvolvido teve como objetivo repensar os métodos usados na escola onde fiz observações pedagógicas e entrevistas com professoras, bem como ampliar minha visão sobre os processos de alfabetização. Visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica e profissional. O Estágio descrito neste relatório realizou-se na Escola Prefeito Luis Adelar Soldatelli, localizado na Estrada da Madeira, n°2000 bairro Barragem, na cidade de Rio do Sul.
Palavras-chave: Fortalecer. Acadêmica. Profissional.
1 INTRODUÇÃO
O trabalho terá como objetivo discursar sobre um assunto que ocupa, hoje, o lugar central na discussão da educação escolar no mundo, a alfabetização e seus problemas. As crianças chegam à escola com muitos conhecimentos sobre a língua escrita e não vazia como supunha a tradição escolar. Na verdade, o aluno traz consigo uma série de conhecimentos prévios sobre a linguagem escrita, oriundos das experiências sociais a que teve acesso até então. Porém o aluno é na maioria das vezes visto como único responsável pelo seu insucesso, pois se o mesmo não consegue assimilar o que lhe esta sendo ensinado e apresenta dificuldades de aprendizagem.
No entanto, o processo de alfabetização se inicia muito antes da criança entrar para a escola. Por isso, ao receber o educando para cumprir a tarefa que lhe foi socialmente delegada, a de ensinar, a instituição escolar deve trazer consigo concepções bem definidas do que é e para que serve a leitura e a escrita. Uma vez que o processo de alfabetização e letramento é algo que, de acordo, com inúmeras estatísticas é o principal responsável pelo grande numero de