Planejamento e controle da produção
1) Externos:
- Disponibilização de energia, mão-de-obra qualificada, matéria-prima, água, etc.:
Existem processos e serviços que atuam diretamente na produção de uma empresa, por exemplo: a disponibilização de energia afeta na potência das máquinas, a falta de mão-de-obra qualificada afeta na prestação do serviço ou na produção de um produto, etc..
- Nível de competição na indústria ou setor produtivo:
A competição afeita diretamente no tipo de estratégia e no tipo de planejamento que a empresa vai tomar, se ela quiser algo que seja mais rápido (como uma empresa de entregas), ou se quiser ter um produto destinado apenas para um tipo específico de consumidor.
- Tecnologia:
Quanto maior a tecnologia de uma empresa, maior será a qualidade do produto ou do serviço que ela presta. Internos:
- Custos operacionais:
A empresa quer que seus custos operacionais sejam baixos, diminuindo desperdícios e custos desnecessários durante a produção ou realização de um serviço.
- Capacidade de qualificação da mão-de-obra:
Quanto mais capacitados os funcionários são, melhor será a realização do serviço ou a produção do produto.
- Qualidade de produtos e processos:
A qualidade evita os retrabalhos e a rejeição do produto final no controle de qualidade.
2) Pois a competitividade faz com que a empresa mude sua estratégia de mercado, fazendo com que ela faça entregas mais rápido ou produza determinado produto de uma determinada maneira.
3) Todas essas áreas são interligadas e interdependentes, sendo necessário um planejamento para a interação de todos, já que a estratégia da empresa pode mudar, etc..
4) Os objetivos de desempenho fazem com que os funcionários da empresa se esforcem cada vez mais para baterem as metas, aumentando a produção ou melhorando seu serviço, tornando a empresa mais competitiva.
5) As decisões maiores vão hierarquicamente restringindo as decisões menores, sendo necessário coerência entre os níveis hierárquicos de decisão,