planejamento e controle da produção
O Estado de Minas começou a circular em sete de março de 1928, quando Pedro Aleixo, Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa compraram o acervo do Diário da Manhã. É um dos mais importantes jornais impressos do estado de Minas Gerais, também conhecido como “o grande jornal dos mineiros”.
Característica e Matéria prima
O estado de Minas é uma empresa de materiais que utiliza para sua produção determinados componentes, são eles:
Papel;
Tinta;
Chapas para o processo de pré-impressão;
Solução molhadora química.
Fabricação do produto
Os equipamentos para fabricação do produto final são:
Os dados (matérias editadas) são encaminhados via satélite para as CTPs onde é encaminhadao todo materias para inicialização do processamento das chapas reveladoras, ou seja, o início da produção do jornal.
Os dados são encaminhados para as impressoras rotativas, que fazem o processo de impressão, em seguida as dobradeira e cortes de jornais realizam o processo de corte das folhas impressas , o produto é encaminhado as contadeiras que realizam a contagem dos cadernos impressos e encaminham o material as amarradeiras de pacotes de jornais.
Tangível ou longo
A matéria prima para produção do jornal é um produto tangível.
Ex: tinta e papel são estocáveis.
O produto final, ou seja, o jornal não é estocado, pois o produto é entregue em poucas horas após a fabricação ao seu consumidor final.
Logística
A logística trabalha com a entrega de Jornais aos centros de distribuição CDs em pontos estratégicos da capital e interior.
Diariamente, a EMLog percorre cerca de 85 rotas de operação, chegando a mais de 350 municípios mineiros. São mais de 180 mil entregas realizadas por dia pela empresa, que atende à serviços 24 horas, prestando serviços de entrega de produto.