Planejamento e Controle da Produção
Aula Tema: 03 “As atividades do Planejamento e Controle da Produção (PCP)”.
Professor Tutor: Tiago Corso de Souza
Aluno: Marinaldo da Silva Barros
Semestre: 6.
INTRODUÇÃO:
Basicamente mostrar os conceitos dos três níveis hierárquicos, comparar, demonstrar as diferenças e a importância dos três níveis e a importância do que é gerado no planejamento da produção que origina o plano de produção. O principal foco é o papel da administração de produção, no ambiente empresarial cada vez mais competitivo, segundo (REID E SANDER “2002”), é aumentar a competitividade da empresa através da melhoria da eficiência da produção, agregando valor ao processo de transformação.
PASSO: I
O QUE É OS TRÊS NÍVEIS HIERÁRQUICOS DA (PCP)?
Antes da definição dos níveis hierárquicos, precisamos saber que o (PCP). É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controlada a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos (Recursos de Produção), trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada. Determina o que vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido. Assim consolidou em três grandes níveis hierárquicos:
Nível Estratégico: Longo Prazo, Organizacional,
Nível Tático: Médio Prazo, Produção,
Nível Operacional: Curto Prazo, Controles do Programa.
NÍVEL ESTRATÉGICO?
É o primeiro nível cosolidada do (PCP), Planejamento de controle da produção, ORGANIZAÇÃO, ela é responsável pela formação do Planejamento Estratégico da Produção. (Longo Prazo).
NÍVEL TÁTICO? Deve elaborar o Planejamento, mestre da produção. (Médio Prazo).
NÍVEL OPERACIONAL? É o setor responsável pela produção, deve preparar a programação da produção. (Controle do Programa). Compreendo que as informações dentro desses três níveis, devem estar consolidadas, é tão importante quanto entender a dinâmica dessas