planejamento urbano
- Objetivo Geral: Como foi utilizado o planejamento do projeto urbano e paisagista no centro da cidade de Palmas/TO , Goiânia/GO e Brasília/ DF segundo a analise.
- Objetivos Específicos:
1. Caracterizar a criação do planejamento de Goiânia, Palmas e Brasilia.
2. Semelhança e diferença entre elas e o maior desafio de Palmas.
3. Apresentar quais são cidades planejadas do Brasil.
Levantamento bibliográfico
O tratamento da questão ambiental em meio urbano é hoje um desafio maior do desenvolvimento. Ela mobiliza, cada vez mais, o conjunto dos atores que atuam no âmbito urbano, seja grandes instituições financeiras internacionais ou pequenas associações de bairro, ONG ou autoridades municipais; os quais fazem evoluir as práticas sociais e os modos de gestão no meio urbano.
E é por tal motivo que a pesquisa urbana não pode se ausentar deste campo de investigação, essencial para o planejamento e a gestão das cidades atuais e as do futuro.
As três cidades analisadas Goiânia, Brasília e Palmas possuem em comum o fato de terem sido planejadas em épocas diferentes. Goiânia foi inaugurada em 1933, Brasília, em 1960 e Palmas, a mais recente delas, foi inaugurada em 1989. Cada época correspondeu a um tratamento ambiental particular.
Nosso questionamento é a situação e a gestão do meio ambiente atual face ao planejamento destas cidades, identificando se produziram, ou não, ambientes urbanos diferentes ou se, caso contrário, as consequências ambientais sobre a evolução dos espaços urbanos destas cidades são idênticas, independentemente do período e do modo de planejamento utilizado na época de suas inaugurações.
O principal desafio nas três cidades será de combinar o discurso político com as exigências da sustentabilidade ambiental, em ambientalizar diversas políticas públicas setoriais e construir novas estratégicas ecológicas para o ambiente urbano, ou buscar a recuperação do que já foi danificado pelas ocupações consolidadas em Goiânia e Brasília.