PLANEJAMENTO TRIBUTARIO
Atualmente, a sociedade passa por transformações que refletem no ambiente de trabalho dentro das organizações. As empresas deixam de atuar somente no mercado interno, atravessam fronteiras junto à globalização, convivendo assim, com políticas e culturas diferentes, onde deparada com a nova realidade, as mesmas são obrigadas a se adaptarem buscando a compreensão deste novo contexto.
Os fatores internos e externos, muitas vezes considerados irrelevantes, podem provocar impactos significativos, gerando a necessidade de adequação dos processos e formas de gestão, ou então a extinção da mesma, do mercado atual.
Uma ameaça constante pela qual as empresas precisam estar atentas, encontrando meios de se sobressair, é a carga tributária, que atua como um dos fatores decisivos na hora de viabilizar a abertura de novos negócios. Aprender a gerenciar os custos é um fator relevante para a sobrevivência da empresa.
A opção de fazer ou não um planejamento tributário, pode representar a sobrevivência da empresa no mercado, que está cada vez mais competitivo e despreocupado com os problemas internos das organizações. Em meio à alta carga tributária imposta às empresas brasileiras, torna-se difícil manter a sobrevivência das mesmas, pois uma porcentagem muito elevada de suas receitas se destina ao pagamento de encargos, fazendo com que estas tenham que adotar determinadas medidas, buscando amenizar o alto impacto dos custos totais da empresa. Com isso, é necessário que as organizações tenham em vista a importância de possuir um planejamento tributário eficaz, que resulte em economia tributaria, contribuindo com os negócios da organização.
Entende-se como planejamento tributário, o planejamento empresarial que tendo como objetivo os tributos e seus reflexos na organização, visa obter economia de impostos, adotando procedimento estritamente dentro dos tramites legais.
O planejamento tributário é a atividade empresarial estritamente preventiva, que